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A CONTROLADORIA NA CONTABILIDADE (PORTAL DA CONTABILIDADE DE SOROCABA)

O termo controladoria é definido como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa, ou seja, a controladoria tem a função de coordenar as ferramentas da Ciência Contábil para que seja feita a sua melhor utilização, suprindo as reais necessidades da empresa. 

Ao falarmos de controladoria é preciso falarmos do conceito de controller que é um cargo de alto nível, que lida com todas as informações contábeis em uma empresa. 

O controller atue como o executivo criador e comunicador de informações na organização. Entende-se que controller é um cargo que gerencia as informações contábeis na empresa, de forma que traga bons resultados, juntamente com o auxilio de outros cargos de alto nível nas organizações.

Iremos abordar no próximo subcapítulo os princípios necessários para que o controller desempenhe suas funções de maneira correta e o papel estratégico desempenhado pela controladoria.

Princípios norteadores as ações do Controller


Onde retratam os princípios que devem nortear o trabalho desenvolvido por um controller, sendo eles:
a) Iniciativa – procurar prever e antecipar futuros problemas econômicos, oferecendo as informações necessárias;
b) Visão econômica – obter o máximo de informações econômicas de diversas áreas, para auxiliar os gestores;
c) Comunicação racional – oferecer as informações de forma simples e útil;
d) Síntese – traduzir as informações de forma comparativa entre o que foi realizado e o que foi planejado no ano;
e) Visão para o futuro – analisar os resultados passados para implementar ações que melhorem o desempenho futuro;
f) Oportunidade – fornecer informação em tempo hábil ás alterações de padrões;
g) Persistência – acompanhar e cobrar as ações sugeridas para otimização dos resultados;
h) Cooperação – assessorar outros gestores quando detectar um ponto fraco;
i) Imparcialidade – Fornecer todas as informações, mesmo que evidenciem a ineficiência de outros gestores;
j) Persuasão – ter a habilidade de convencer outros gestores, com base em relatórios, a fim de tornar eficaz o desempenho de suas áreas;
k) Consciência das limitações – saber da área que pode assessorar a fim de suprir os gestores;
l) Cultura geral – fator importante para a percepção de oportunidades e ameaças;
m) Liderança – conduzir de forma eficiente e eficaz para conseguir obter o atingimento dos objetivos da organização;
n) Ética – ter sua conduta profissional baseada em valores morais aceitos pela sociedade em que está inserido.

Como exposto à função do controller vai além de somente lidar com as informações contábeis, ele precisa estar devidamente alinhado com estes princípios aqui apresentados para que o seu papel realmente traga bons resultados para a empresa.

Controladoria como papel estratégico


O papel das controladorias no planejamento estratégico é considerado um elemento fundamental, visto, que o papel desempenhado pela controladoria é justamente ajudar os gestores nas tomadas de decisões, captando informações provenientes do ambiente externo, a fim de uma analise dos pontos fortes e fracos.

A controladoria tem um papel muito importante na estratégia, devido ao controller ser parte do nível mais alto na hierarquia de uma empresa.

Qualquer funcionário de uma empresa é estratégico; nenhuma permitirá, de forma consciente, a presença de algum funcionário, ou mesmo outro recurso, sem que este esteja alinhado com a sua estratégia. Portanto todos os recursos humanos ou não, são estratégicos. No entanto, nem todas as pessoas que trabalham na empresa têm condições de participar da elaboração da estratégia da organização.

A empresa sabe quem têm ou não condições de fazer parte do seu plano estratégico, geralmente é o nível hierárquico mais alto, ou seja, a alta administração da empresa. 

Para fazer parte do planejamento estratégico da empresa é necessário que o profissional tenha um conhecimento adicional, além do exigido para exercer sua função na empresa, ou seja, conhecimentos dos fatores que são necessários para entender a empresa e posteriormente ajudar a tomar as decisões estratégicas.

Ao falarmos de planejamento estratégico não podemos deixar de falar competitividade, visto que o mercado dá um grau de importância elevado à concorrência e a competitividade. 

A competitividade de uma empresa pode ser definida, em sentido amplo, como sua capacidade de desenvolver e sustentar suas vantagens competitivas que lhe permitam enfrentar a concorrência. Em outras palavras a empresa deve adotar ações que as mantenha sempre competitiva. 

A controladoria estratégica é um processo de analise, planejamento e controle com base em informações variadas, para manter a empresa sempre competitiva no mercado. 

Sendo possível concluir que para a gestão estratégica da empresa ela é um fator determinante, visto que o papel desempenhado pelo controller é justamente ajudar os gestores na tomada de decisão. 



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