sexta-feira

NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL (PORTAL DA CONTABILIDADE DE SOROCABA)

Depois de tudo que vimos, este subcapítulo procura elencar todos os itens até aqui citados para que possamos falar das transformações que ocorrem no perfil contábil, frente aos novos avanços tecnológicos.

A profissão do contador tem passado por mudanças significativas nos últimos tempos em razão das alterações no ambiente de negócios. Essas modificações exigem dos contadores determinadas competências que vem se alterando com o tempo.

A informação no setor contábil sempre foi uma aliada, e hoje ela pode ser administrada pelo contador de uma forma muito mais rápida e de fácil acesso do que em tempos atrás. 

A TI trouxe para o profissional contábil vários benefícios, como softwares que eliminaram quase que completamente os papeis, antigamente ao falarmos de escritório de contabilidade já nos remetia a imagem de uma pessoa em uma mesa cheias de papeis, hoje a visão que se tem é de um profissional e uma máquina (computador) onde quase tudo é feito ali, e onde todas as informações, podem ser enviadas para qualquer lugar do mundo, através da internet em questão de segundos.

Com toda esta tecnologia disponível é certo afirmar que a contribuição da TI na profissão contábil chega a ser imensurável. Mas a frequência com que elas se estabelecem trouxe ao profissional contábil alguns problemas, como a necessidade de saber dominar tais tecnologias, visto que o mercado é bastante exigente, e que é um fator determinante nos dias de hoje para qualquer profissão, o saber dominar tais tecnologias pode determinar o sucesso ou o fracasso de um profissional, os contadores estão sendo cada vez mais solicitados a se capacitarem a fim de fazer frente às demandas que a sociedade está, a cada dia, gerando para estes profissionais.

Contudo, a TI só trás benefícios, vistos os inúmeros benefícios que ela trás constantemente ao setor. A informação deve ser tratada e considerada pelo setor como uma parte do seu planejamento estratégico, visto que realmente ela pode fazer a diferença em um mercado competitivo como o que vivemos atualmente, e considerando que o mercado atual está a cada dia mais valorizando este profissional que além de saber gerenciar as informações, sabe lidar com elas no ambiente eletrônico.

Como exposto no trabalho a informação no setor de contabilidade está cada dia mais sendo considerada uma aliada, visto que temos dois setores utilizados pela contabilidade, como a contabilidade gerencial e a controladoria. 

E para se utilizar das informações de forma adequada o profissional contador pode contar com a TI como um meio facilitador de todo o processo, agregando assim tanto para o profissional quanto para a empresa uma estratégia competitiva.

Ao falarmos do papel da TI como um fator de crescimento para o profissional contábil, estamos nos referindo a somente da contribuição do hardware e o software, que é muito grande, visto a atual facilidade de se adquirir tais produtos com um preço acessível, podendo contribuir com uma parcela de contadores de pequenas e micros empresas. 

Quanto ao software, hoje já há no mercado uma vasta lista de empresas que comercializar seus softwares a um preço mais acessível. Um dos resultados mais visíveis do uso de software na execução de tarefas contábeis é que o profissional contábil fica livre de tarefas manuais e tem mais tempo para aplicar em tarefas intelectuais.

Conclui-se assim que a tarefa desempenhada pelo profissional contábil com o auxilio da TI trás resultados benéficos para a empresa e para o profissional contábil, visto que ele dispõe de mais tempo para analisar as informações e consequentemente uma melhor avaliação da sua tomada de decisão, o que só pode beneficiar a ambos.


Tags: Contabilidade em Sorocaba, serviços de contabilidade em Sorocaba, escritório de contabilidade em Sorocaba, Abertura e Encerramento de empresas em Sorocaba, assessoria contábil em Sorocaba, imposto de renda Sorocaba, certificado digital Sorocaba.