sexta-feira

DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL - Balanço Patrimonial (PORTAL DA CONTABILIDADE DE SOROCABA)

O Balanço Patrimonial demonstra todo o resultado das operações da empresa e das transações futuras, sendo considerado o mais importante relatório gerado pela contabilidade, podendo através dele pode ser verificada a situação financeira e econômica da empresa. 

É possível concluir que o balanço patrimonial é uma ferramenta (relatório) utilizada para controle dos bens, direitos e obrigações de uma empresa, visto que é necessário uma avaliação minuciosa para se obter o valor real do Patrimônio liquido, sendo desta forma que a empresa tem um controle mais rígido dos seus lucros e prejuízos, o que pode evitar posteriormente que ela vá a falência, desde que os seus relatórios sejam devidamente descritos e analisados por um contador ou profissional que domine o assunto.

O Balanço Patrimonial é dividido em duas colunas, sendo o lado esquerdo Ativo e o lado direito Passivo, esta denominação das colunas é mera convenção já que em alguns países ocorre justamente o contrário.

O Ativo é denominado o conjunto de bens e direitos, ou seja, são os itens positivos. Já o Passivo são as obrigações exigíveis, dividas que serão exigidas no seu vencimento. O passivo é conhecido como divida com terceiros ou capital de terceiros, que abrange pessoas físicas e jurídicas, sendo eles fornecedores, funcionários, governo, etc. 

Entende-se que capital de terceiros são obrigações a serem pagas para o dono do capital, podendo ser imposto (Governo) compra de matérias-primas (fornecedores), salários (funcionários), etc. E o capital nominal é o capital que geralmente é utilizado (investido) para iniciar um negócio, abrir uma empresa, etc. E com o passar dos anos o valor inicial do capital é modificado.

É necessário dividir o grupo de contas dentro do ativo e do passivo e Patrimônio Liquido para que fique mais claro e objetivo para que for analisar o balanço patrimonial, explicaremos a seguir o conceito de curto e longo prazo na aplicabilidade da contabilidade. Curto prazo é todo o período de até um ano, a ser classificado no Balanço Patrimonial. E Longo Prazo é todo o período superior a um ano.

No ativo são denominados dois grupos, o ativo circulante e o ativo não circulante. No ativo circulante são classificados o dinheiro disponível e tudo que será convertido à curto prazo, e no ativo não circulante são classificados tudo que será transformado à longo prazo, sendo o grupo do ativo não circulante, composto de quatro subitens sendo eles: 

Realizável à longo prazo, que são empréstimos, títulos a receber, ou seja, tudo que a empresa tem a receber à longo prazo. Investimentos que nada têm a ver com a produção ou vendas da empresa e sim com a compra de terrenos, ações, etc. 

Imobilizados são bens palpáveis que se destinam a manutenção da atividade principal da empresa, sendo eles prédios, equipamentos, etc. Intangíveis são bens não palpáveis também destinados à manutenção da atividade da empresa, como marcas, patentes, softwares, etc.

Classificando estes itens separadamente no Balanço Patrimonial fica mais claro e objetivo para quem for analisá-lo, agora iremos explicar o grupo de contas do passivo sendo ele composto por três subitens o passivo circulante que evidencia todas as divididas que serão pagas em curto prazo, o Passivo não circulante que evidencia as dividas à longo prazo, e o Patrimônio Liquido que demostra o total dos recursos aplicados. 

Com esta definição fica fácil entender o sentido do Balanço Patrimonial, visto que ele procura igualar em um relatório os itens positivos (ativo) com os itens negativos (passivo) para que a empresa possa obter um controle do seu patrimônio líquido.

Conclui-se, portanto que é nítida a importância do Balanço Patrimonial para a empresa, visto que ele trás informações necessárias para a tomada de decisão, desde que demonstrado da forma correta e que o administrador saiba interpretar as informações contidas nele de forma adequada.

Tags: Contabilidade em Sorocaba, serviços de contabilidade em Sorocaba, escritório de contabilidade em Sorocaba, Abertura e Encerramento de empresas em Sorocaba, assessoria contábil em Sorocaba, imposto de renda Sorocaba, certificado digital Sorocaba.