sexta-feira

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) (PORTAL DA CONTABILIDADE DE SOROCABA)

A DRE é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses. Para que melhor possamos compreender a DRE, vamos entender primeiro os conceitos de receita e despesa.

A receita é evidenciada no balanço através da entrada de dinheiro no caixa, seja como receita a vista ou como receita a prazo, correspondendo em geral a vendas de mercadorias ou a prestação de serviços. 

Despesa é evidenciada no balanço através de uma redução do caixa (quando o pagamento é a vista) ou mediante o aumento de uma divida (quando o pagamento será feito a prazo), sendo assim a despesa pode ser classificada em todo o esforço ou sacrifício da empresa para obter receita. 

Em outras palavras receita é todo o dinheiro que entra no caixa e despesa é todo valor em dinheiro que sai (podendo os dois ser a vista ou a prazo).

A DRE pode ser simples ou completa. A DRE simples é geralmente utilizada por micro e pequenas empresas como lanchonetes, bares, mercearias, etc. Devendo evidenciar de forma simples o total das despesas deduzidas da receita, apurando assim o lucro. Já a DRE completa fornece maiores detalhes, sendo eles explicados a seguir na ordem em que são representadas na DRE:

Receita Bruta que demonstra o total bruto vendido no período, estanho inclusos os impostos sobre vendas (Governo). Impostos sobre vendas são os impostos gerados no momento da venda, e variam de acordo com o total das vendas. 

São os mais comuns dentre eles o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ISS (Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza), PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para a Seguridade Social), etc. Da receita Bruta é possível saber o valor da Receita Liquida após serem deduzidos os impostos sobre vendas. 

Lucro Bruto é a diferença entre a Venda de Mercadorias e o Custo dessa mercadoria vendida, sem considerar despesas administrativas, de vendas e financeiras. 

Em outras palavras é subtraído da receita liquida somente o custo das vendas, sendo posteriormente destinado ao pagamento das despesas administrativas, de vendas e financeiras. Iremos abordar com mais clareza o termo: Custo das Vendas.

Custos das Vendas é uma expressão genérica, sendo melhor especificada por setor, ou seja, para empresas industriais ela é denominada de Custo do Produto Vendido (CPV), nas empresas comerciais ela é denominada Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e nas empresas prestadoras de serviços ela é denominada Custo dos Serviços Prestados (CSP). Após a apuração do Lucro Bruto é feita a dedução do Lucro Operacional, que é resultado do lucro Bruto subtraído das despesas Operacionais.

As despesas operacionais são as necessárias para vender os produtos, administrar a empresa e financiar as operações. Enfim são todas as despesas sacrificadas para a manutenção da atividade operacional da empresa. 

Os principais grupos de despesas se classificam em três:
a) Despesas de Vendas: de comercialização e distribuição, com o pessoal de vendas, comissões sobre as vendas, propaganda, marketing, etc.
b) Despesas Administrativas: são as despesas necessárias para se administrar manter uma empresa, sendo honorários administrativos, salários e encargos, aluguéis de escritório, materiais de escritório, etc.
c) Despesas Financeiras: remunerações ao capital de terceiro, como juros pagos, descontos concedidos, etc. 

Após evidenciarmos o Lucro operacional, é feita a dedução do Lucro Antes do Imposto de Renda (LAIR), onde é subtraído do lucro operacional as despesas não operacionais e somado as receitas não operacionais, que são todas as despesas e receitas que não estão relacionadas ao objetivo da empresa, obtendo-se assim o valor do LAIR. Em seguida vem a dedução do Lucro após o Imposto de Renda (LADIR), onde são subtraídos o Imposto de Renda (IR).

E por último a apuração do Lucro Liquido, que é a sobra liquida à disposição dos proprietários (sócios ou acionistas). Que é o resultado da subtração das doações e contribuições, que tem com a finalidade de assistir o quadro de funcionários, e as participações que são complementos à remuneração dos empregados e administradores, obtendo-se assim o Lucro Liquido.

Tags: Contabilidade em Sorocaba, serviços de contabilidade em Sorocaba, escritório de contabilidade em Sorocaba, Abertura e Encerramento de empresas em Sorocaba, assessoria contábil em Sorocaba, imposto de renda Sorocaba, certificado digital Sorocaba.