sexta-feira

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL (PORTAL DA CONTABILIDADE DE SOROCABA)

A contabilidade é um ramo que oferece ao Contador diversas áreas de atuação, sendo considerada uma profissão em crescente ascensão, vamos ver alguns ramos em que este profissional pode se especializar. Conforme afirmam Santos e Witt (2008, p.246-247):

a) Contador: É o profissional que exerce as funções contábeis com formação superior de ensino Contábil (Bacharel em Ciências Contábeis). Como contador pode-se atuar nas seguintes áreas: 

b) Na contabilidade financeira: que é a contabilidade geral, necessária a todas as empresas; fornece informações básicas aos seus usuários e é obrigatória conforme a legislação.

c) Na contabilidade de custos: é o cálculo, interpretação e controle dos custos dos bens fabricados ou comercializados, ou dos serviços prestados pela empresa. 

d) Na contabilidade gerencial: voltada para fins internos, procura suprir os gerentes com um número maior de informações, exclusivamente para a tomada de decisões. 

e) Auditor: Verifica a exatidão dos procedimentos contábeis. 

f) Auditor independente: É o profissional que não é empregado da empresa em que está realizando o trabalho de Auditoria. É um profissional liberal, mesmo que possa estar vinculado a uma empresa de Auditoria. 

g) Auditor interno: É o profissional que é empregado (ou dependente econômico), preocupado principalmente com o Controle Interno da empresa. 

h) Analista financeiro: Este profissional analisa a situação econômico-financeira da empresa por meio de relatórios fornecidos pela Contabilidade. 

i) Perito contábil: A função do contador aqui é fazer uma verificação na exatidão dos registros contábeis e em outros aspectos, sendo o exercício da perícia judicial motivado por uma questão judicial, solicitada pela justiça.

j) Consultor contábil: O profissional de consultoria, não se restringe especificamente à parte contábil e financeira, mas também à consultoria fiscal (Imposto de Renda, IPI, ICMS e outros), na área de processamento de dados, comercio exterior etc.

k) Professor de contabilidade: Não só na área Contábil, como também em cursos de Ciências Econômicas, de Administração, etc.

l) Pesquisador contábil: A investigação cientifica na Contabilidade, sendo considerado um campo pouco explorado no Brasil.

m) Cargos públicos: Fiscal de Renda, tanto na área Federal como na Estadual e na Municipal.

n) Cargos administrativos: O contador é um profissional qualificado para exercer cargos de assessoria, gerência, diretoria, etc. Visto que no exercício de sua atividade, entra em contato com todos os setores da empresa.

Tags: Contabilidade em Sorocaba, serviços de contabilidade em Sorocaba, escritório de contabilidade em Sorocaba, Abertura e Encerramento de empresas em Sorocaba, assessoria contábil em Sorocaba, imposto de renda Sorocaba, certificado digital Sorocaba.