sexta-feira

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) (PORTAL DA CONTABILIDADE DE SOROCABA)

Antes de conceituarmos a DFC, iremos primeiramente falar da importância do fluxo de caixa, todo mundo tem o seu fluxo de caixa. Por mais simples que uma pessoa seja, ela tem de memória quanto entrou de dinheiro no mês e quanto saiu, quanto foi gasto. 

Portanto podemos afirmar que todos temos, mesmo que de cabeça o fluxo de quanto gastamos mensalmente, alguns, porém, com um controle mais rígido, seja em anotações em agendas ou em planilhas do Excel, etc.

Com a empresa não é diferente ela precisa ter o seu fluxo de caixa bem estruturado, de forma que ela possa tomar decisões baseadas nele, para obter uma administração de forma que possa garantir mais rentabilidade para a empresa. 

A Demonstração dos Fluxos de Caixa procura evidenciar as modificações ocorridas no saldo de disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa, como saldo bancário e aplicações financeiras) da companhia em determinado período, através de fluxos de recebimentos e pagamentos.

Portanto, podemos concluir que a DFC é um relatório de controle do fluxo de caixa, em que fica mais claro para a avaliação e entendimento de todos que dela se utilizem para a tomada de decisão. 

As três causas de falência de uma empresa, uma é a falta de planejamento financeiro, ou seja, ausência do fluxo de caixa, o que impede a empresa de projetar as receitas e as despesas, causando um insucesso financeiro. 

Para a DFC são utilizadas duas metodologias básicas, que são:
a) Método Direto: é estruturado a partir das movimentações efetivadas financeiramente, ou seja, valores efetivamente pagos, comum mínimo de classificação para fins de analise.
b) Método Indireto: é bastante similar com a Demonstração das Origens e Aplicação de Recursos (DOAR), pois parte do Lucro Liquido que vai sendo ajustado por itens que não representam a efetiva saída e entrada de caixa.

Tags: Contabilidade em Sorocaba, serviços de contabilidade em Sorocaba, escritório de contabilidade em Sorocaba, Abertura e Encerramento de empresas em Sorocaba, assessoria contábil em Sorocaba, imposto de renda Sorocaba, certificado digital Sorocaba.