sexta-feira

CONCEITOS DE CONTABILIDADE (PORTAL DA CONTABILIDADE DE SOROCABA)

No presente capitulo serão abordados o conceito da contabilidade, visto a necessidade de conhecer estes conceitos para posteriormente aplica-los de forma correta na empresa.

A concentração deste capítulo está em definir o conceito de contabilidade para que possamos compreender melhor o papel do contador frente ao mercado atual. Abordaremos de forma sucinta suas principais demonstrações contábeis, incluindo a contabilidade gerencial e controladoria, limitando-se a outros aspectos eminentemente técnicos.

Segundo a CVM (Comissão de Valores Imobiliários) e o Ibracon (Instituto Brasileiro de Contadores) definem que a contabilidade é, objetivamente um Sistema de Informação e Avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Conforme os dois conceitos apresentados pelos autores são possíveis concluir que a contabilidade é um sistema de gerenciamento de todas as informações contábeis que as empresas utilizam para a tomada de decisão, garantindo assim uma maior rentabilidade para a empresa.

Sendo a contabilidade muito antiga, destaca-se que com o passar do tempo, o Governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas. 

Portanto é nítido que a contabilidade é essencial para que a empresa mantenha em dia seus impostos, e para o seu bom funcionamento, visto que a contabilidade dá aos seus usuários um suporte maior na tomada de decisão.

A contabilidade pode ser utilizada por pessoa física e pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos, sendo utilizada atualmente em quase todos os setores, é um instrumento indispensável para que a empresa evolua conseguindo manter-se no mercado não chegando à falência. A contabilidade pode ser utilizada nos setores: comercial, industrial, bancário, publico, hospitalar, agropecuário, etc.

A contabilidade possui regras básicas que podemos classificar como princípios contábeis, sendo classificado em dois pilares chamados de: 
a) Entidade contábil é a pessoa para quem é mantida a contabilidade;
b) Continuidade da empresa é baseada no andamento da empresa, que está funcionando com prazo indeterminado.

Podemos assim afirmar que à entidade contábil é a pessoa para que é mantida a contabilidade, visto que não pode ser confundir as movimentações da empresa com as dos sócios ou proprietários. E a continuidade da empresa é o pressuposto que a empresa não tem prazo determinado de fechar, ou seja, em andamento, e com prazo indeterminado.

O conceito mais claro e objetivo da contabilidade é que ela é um instrumento para controle de um patrimônio, e ao falarmos desse conceito é necessário entendermos primeiro o conceito de Patrimônio.

Dentro deste conceito, é lógico afirmar que Patrimônio é todo conjunto de bens, seja de um individuo ou de uma empresa. Mas existem também outros bens que se caracterizam como Patrimônio, como os direitos que podem ser desde uma nota promissória a receber até um saldo bancário.

A definição mais assertiva é que Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. Bens são coisas úteis para a pessoa ou empresa que satisfazem uma ou várias necessidades, podem ser denominados em bens tangíveis (palpáveis) como imóveis, veículos, máquinas, etc. 

E bens intangíveis (não palpáveis) como a marca, patentes, etc. Além desses dois tipos de bens têm ainda mais outros dois tipos que são os Bens móveis, aquele que podem ser removidos de um lugar para o outro, como equipamentos, mercadorias, máquinas, etc. E os Bens imóveis que não podem ser removidos sem que haja destruição como edifícios, árvores, etc.

Direitos em contabilidade é o poder de exigir algo, geralmente são valores, títulos e contas a receber em geral ocorre com as vendas a prazo de determinado bem. Obrigações são dividas que serão cobradas no prazo determinado, podem ser de bancos, fornecedores, aluguéis, etc.

Ao verificarmos os conceitos descritos acima e a sua representação, é possível concluir que patrimônio não são só os bens e direitos de uma pessoa ou empresa e que envolve também as obrigações, ou seja, só patrimônio não mede a riqueza efetiva de uma pessoa ou empresa. 

Para uma melhor analise iremos apresentar o conceito de patrimônio líquido é a somatória dos bens e direitos (elementos Patrimoniais positivos) diminuída da somatória das obrigações (elementos patrimoniais negativos), que é facilmente explicada na equação denominada de equação fundamental da contabilidade: Patrimônio Liquido = Bens + Direitos – Obrigações.

Tags: Contabilidade em Sorocaba, serviços de contabilidade em Sorocaba, escritório de contabilidade em Sorocaba, Abertura e Encerramento de empresas em Sorocaba, assessoria contábil em Sorocaba, imposto de renda Sorocaba, certificado digital Sorocaba.