sexta-feira

CONTABILIDADE FINANCEIRA E GERENCIAL (PORTAL DA CONTABILIDADE DE SOROCABA)

CONTABILIDADE FINANCEIRA


A contabilidade financeira é aquela ligada a princípios já aceitos, o que a difere da contabilidade gerencial que está mais voltada a outras variáveis como a informação, controle, avaliação do desempenho e na tomada de decisão. 

A contabilidade financeira se utiliza dos princípios contábeis, e é tida coma fraca, visto que de maneira conceitual os princípios contábeis não são tidos como os mais corretos. 

Apesar de a contabilidade financeira ser considerada ultrapassada, é um segmento da contabilidade, que surgiu para gerar informações de forma que auxilie na tomada de decisão. 

Sendo, portanto considerada como um subsistema do sistema de informação contábil visto a necessidade de controle de qualquer operação empresarial ou de qualquer entidade.

Não podemos deixar de falar que apesar da contabilidade financeira ser considerada fraca, ela é como toda contabilidade ela nasceu para auxiliar a gestão empresarial, visto que ela tem como base aos fundamentos das ciências e das teorias contábeis.

CONTABILIDADE GERENCIAL


A contabilidade gerencial é uma ação que significa o gerenciamento da informação contábil, visto que as informações têm para qualquer setor uma grande valia, se bem utilizadas.

A contabilidade gerencial é uma consequência da evolução das várias técnicas e procedimentos contábeis, já conhecidos e tratados na Contabilidade Financeira e na Contabilidade de Custos. 

Quando agrupadas elas permitem uma visão mais analítica e diferenciada, constituindo-se em uma ferramenta de extrema importância, desempenhada pela Contabilidade Gerencial, sobretudo a respeito da necessidade que as empresas possuem de serem competitivas. 

Assim, a Contabilidade Gerencial está voltada para a gestão da empresa, procurando completar informações que se encaixem de maneira válida e eficaz no modo decisório adotado na empresa.

A contabilidade gerencial tem um ponto fundamental que é o uso da informação contábil como ferramenta para a administração, tendo em vista que a contabilidade dispõe de vários outros setores dentro de uma empresa a contabilidade gerencial busca suprir todas estas áreas, trabalhando com a informação de forma específica a fim de atender todos os segmentos hierárquicos dentro da empresa.

A contabilidade gerencial tem grande importância nas empresas, porque é ela quem vai oferecer informações a serem usadas pelos administradores. Essas, por sua vez, irão dar suporte nas funções gerenciais. 

Pode-se dizer que a contabilidade gerencial deve encarregar-se da coleta e analise dos dados, e daí os retira para que auxiliem na tomada de decisões de uma empresa de pequeno ou médio porte.

Sendo assim conclui-se que a contabilidade gerencial é um processo de gerenciamento das informações financeiras e operacionais de forma que auxilie os gestores na tomada de decisão, suprindo assim as necessidades estratégicas e funcionas das empresas.

A diferença entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial está nos usuários a que elas oferecem suporte, a contabilidade financeira oferece informações às pessoas fora da organização, sendo os acionistas, credores, etc. 

E a contabilidade gerencial oferece informações para aqueles que estão dentro da organização, ou seja, responsáveis pela direção e controle de suas operações, como os administradores. 

Informação Contábil Gerencial


Antes de falarmos da informação contábil gerencial vamos abordar a teoria da informação no qual o propósito da informação é possibilitar que uma organização alcance seus objetivos pelo uso eficiente de seus outros recursos, isto é, homens, materiais, máquinas e outros ativos e dinheiro. 

Ao sabermos que o propósito da informação é o alcance dos objetivos da empresa em conjunto com outros recursos, é possível avaliar e reconhecer a sua importância.

O valor da informação é baseado na redução da incerteza resultante desta informação. Em suma a teoria da informação centra-se na questão da relação custo da produção da informação versus o provável beneficio gerado pela sua utilização.

Ao paramos para analisar a informação está em todo o processo da empresa, e no setor Contábil ela é denominada informação contábil gerencial o processo de identificar, mensurar, relatar e analisar as informações sobre os eventos econômicos da organização. 

Com tantas informações que as empresas possuem, a informação contábil gerencial pode se definida mais claramente como uma informação agregada que auxilia em todo o processo operacional da empresa, trazendo inúmeros benefícios. 

A informação contábil gerencial é uma das principais fontes para tomada de decisão e controle nas organizações. Os sistemas de contabilidade gerencial produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar melhores decisões e a aperfeiçoar os processos e o desempenho das organizações.

Após os conceitos é certo afirmar que a informação contábil gerencial é uma ferramenta que trás muitos benefícios para os diversos setores de uma organização, principalmente na tomada de decisão, ela pode ser crucial, visto que as decisões independentemente do nível hierárquico do cargo ocupado na empresa é um fator decisivo para determinar o seu sucesso ou fracasso.

Tags: Contabilidade em Sorocaba, serviços de contabilidade em Sorocaba, escritório de contabilidade em Sorocaba, Abertura e Encerramento de empresas em Sorocaba, assessoria contábil em Sorocaba, imposto de renda Sorocaba, certificado digital Sorocaba.